terça-feira, 29 de maio de 2012

Gastronomia: Queijo Brie

51044256_brifranciya

Terceiro eleito para a saga dos queijos de degustação é o delicioso ‘Brie’, queijo  extremamente delicado e muito apreciado, sobretudo pelas mulheres.

Este queijo foi criado na região de ‘Île-de-France’, há mais de 900 anos. Sua casca é branca aveludada e sua textura delicada e macia. O sabor do ‘Brie’ é suave quando jovem, porém ele vai encorpando-se com o passar do tempo.

Para paladares mais exigentes no quesito intensidade e apuração é recomendado a degustação do ‘Brie’ após 30 dias da sua maturação.

Outra recomendação é que ele seja retirado 30 ou 40 minutos da geladeira antes de ser consumido, aliás esta dica deve ser usado na maioria absoluta dos queijos, pois os mesmos se tornam muito mais apreciáveis quando degustados na temperatura ambiente.

queijo-brie3-600x250

Ficha:

- Nome: Brie
- Categoria: Macios
- Origem: França
- Região: Île-de-France’
- Sabor: Suave
- Aroma: Suave
- Textura: Macia/Cremosa

Dica Gastronômica : Perfeito quando receado com geléia de frutas e rapidamente aquecido no forno.

Dica de Vinhos : Vinho branco da uva Sauvignon Blanc.

Dica Pessoal: É delicioso quando servido ‘in natura’ com uma camada de geleia de damasco untado sobre ele, as mulheres adoram e se derretem ao degustá-lo assim.

Frase: Martin Luther King

Martin-Luther-King-Jr

‘O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons e dos honestos”.

Martin Luther King (ativista político norte-americano)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Discografia Básica: The Number of the Beast (Iron Maiden)

Iron Maiden - 1982 - The Number Of The Beast

Os anos 80 estavam no início e o mundo da música pop se encontrava em plena efervescência com várias novas tendências, novas tribos e um novo comportamento, sejam dos artistas, sejam dos fãs e aficionados. Muitos eram os movimentos musicais que explodiam e movimentavam a cena musical daquela década maravilhosa e marcante.

Enquanto isso, outras tendências e outros estilos definhavam e/ou morriam.

A era ‘Disco’ e seus expoentes davam seu últimos suspiros em plena decadência musical e comportamental, o ‘punk rock’ era apenas uma pálida tentativa de se afirmar como voz de protesto da juventude alternativa daquela geração, mas também estava no fim. O ‘rock progressivo’ se tornava obsoleto e grandes grupos da década anterior mostravam evidentes sinais de cansaço e se encaminhavam para a aposentadoria ou o ostracismo.

Era um momento de mudança, era um momento de revolução que mudaria para sempre a cena musical, mudanças pra melhor ou mudanças pra pior, pois após aquela década, o universo pop jamais seria o mesmo, e heranças significativas eram deixadas para gerações futuras, mas também muitas malditas ficariam, como a MTV, o vídeo-clipe e o compact disk (CD), entretanto isso é outra história que eu abordarei oportunamente.

Naqueles belos anos em meio a muitas outras novidades surgia a “New Wave of British Heavy Metal” (Nova Onda do Heavy Metal Britânico), que foi um movimento nascido na Inglaterra e posteriormente exportado para o mundo todo, era a nova geração de “metaleiros” que viriam a substituir grupos consagrados como Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Ufo e Uriah Heep, entre outros.

Esta “onda” surgiu como herança do movimento punk que teve curta duração, pois os jovens cansados da mesmice e da falta de qualidade e variação musical desses grupos buscaram outras alternativas para brados de protesto e de rebeldia. Assim surgiram várias bandas formadas por gente que sabia ‘usar’ seus instrumentos sem perder a força da contestação e a energia sempre presente naqueles que sonhavam mudar o mundo.

Muitos foram os grupos que fizeram parte do movimento N.W.O.B.H.M., entre eles o grande Saxon, também Def Leppard, Samson, Demon, Motorhead, Tygers of Pan Tang, Diamond Head e . . . . . . Iron Maiden.

Iron que foi o maior de todos e após tantos anos passados tem o seu nome como um dos maiores do rock mundial em todos os tempos. Iron que após dois excelentes discos lançados em 1980 e 1981, ‘Iron Maiden’ e ‘Killers’ respectivamente começou o ano de 1982 com uma grande perda que abalaria a banda e os fãs. Paul Di'Anno, seu vocalista, anunciou que deixaria a banda para seguir carreira solo e foi quando todos imaginavam o fim, surgiu então uma luz no fim do túnel.

Bruce Dickinson cantor do grupo ‘Samson’ foi convidado para substituir Paul e naquele ano de 1982, com ele no vocal, foi lançado o mais importante disco do Iron Maiden e um dos álbuns fundamentais do gênero.

‘The Number of The Beat’, álbum que projetou a banda para o mundo todo e o transformou no maior grupo de heavy metal daquele período até os dias de hoje. O disco trazia uma nova sonoridade, com uma produção super esmerada e grandes canções que se tornaram clássicos do grupo e do heavy metal como um todo. Foi quando a figura da banda extrapolou o movimento e alçou voos muito maiores, se tornando uma super banda que a partir deste momento deixava de tocar nos pequenos pubs londrinos esfumaçados para se apresentar em enormes festivais com plateias que superavam facilmente o número de 100.000 pessoas.

Daí surgiu o grande Iron, um mito do rock, uma lenda viva e eterna que simbolizou toda uma geração, toda uma década, todo um gênero musical.

Foi daí que surgiu o Iron Maiden, aquele que se tornou sinônimo de Heavy Metal.

Ficha:

Artista: Iron Maiden
Álbum: The Number of the Beast
Ano: 1982
Gênero: Rock
Estilo: Heavy Metal, Hard Rock
Gravação: Estúdio

Formação:

Bruce Dickinson: Vocal
David Murray: Guitarra
Adrian Smith: Guitarra
Steve Harris: Baixo
Clive Burr: Bateria

Faixas:

01 - Invaders
02 - Children Of The Damned
03 - The Prisoner
04 - 22, Acacia Avenue
05 - The Number Of The Beast
06 - Run To The Hills
07 - Gangland
08 - Hallowed Be Thy Name

Hits:

Children Of The Damned
The Prisoner
22, Acacia Avenue
The Number Of The Beast
Run To The Hills
Hallowed Be Thy Name (minha favorita)

Vídeos:

The Number of the Beast
Children Of The Damned
Hallowed Be Thy Name

Notícia: Melhor disco britânico dos últimos 60 anos

iron_maiden_-_the_number_of_the_beast_inlay‘The Number Of The Beast’, do Iron Maiden, eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos

Nada de Beatles, Rolling Stones ou Pink Floyd. O melhor disco britânico dos últimos 60 anos é “The Number Of The Beast”, do Iron Maiden, de acordo com uma enquete promovida pela rede varejista HMV no Facebook para celebrar o jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II, que em 2012 completa 60 anos no trono.

Lançado em 1982, o primeiro disco do Iron Maiden com Bruce Dickinson como vocalista recebeu 9,18% dos votos na enquete. "The number of the beast" é um dos álbuns favoritos dos fãs de heavy metal, com clássicos como a música-título, além de "Run to the hills" e "Hallowed be thy name".
 
"Ficamos surpresos e felizes por saber que 'The number of the beast' ficou em primeiro lugar”, disse Dickinson, “Alguns dos álbuns mais clássicos e influentes dos últimos 60 anos estavam na disputa, então isso é uma prova de que nossa leal base de fãs votou em nós.”

Em segundo lugar, outra surpresa. "Violator", do Depeche Mode teve 6,30% dos votos, ficando a frente do primeiro colocado dos Beatles, "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band". O quarteto de Liverpool colocou mais três discos no top 10: "Abbey Road" em quarto, "Revolver" em sexto, e o "Álbum branco" em décimo.
 
O Pink Floyd aparece uma vez com "Dark side of the moon", em quinto. O álbum mais recente entre os dez favoritos é o megasucesso “21”, de Adele. “Never mind the bollocks”, o clássico dos Sex Pistols que traz a virulenta sátira “God save the queen”, ficou fora do top 20, mas o público colocou “The queen is dead”, do Smiths, em 15º lugar.

Top 10 dos discos:
 
1- Iron Maiden -The Number Of The Beast - 9,18%
2- Depeche Mode - Violator - 6,30%
3- The Beatles - Sergeant Pepper’s Lonely Hearts Club Band - 5,69%
4- The Beatles - Abbey Road - 5,67%
5- Pink Floyd - The Dark Side Of The Moon - 5,23%
6- The Beatles - Revolver - 4,01%
7- Queen - A Night At The Opera - 3,98%
8- Oasis - (What’s The Story) Morning Glory? - 3,91%
9- Adele - 21 - 3,07%
10- The Beatles - White Album - 2,60%

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Poesia & Vinhos: Cícero

 

“Vinhos são como os homens. Com o tempo, os maus azedam e os bons apuram.”

Cícero, filósofo Romano

vinhos-chamada

Fotografia: Horiyoshii III

A beleza da mulher oriental com suas belas tatuagens feitas pelo artista Horiyoshii III.

000_hkg7347910Foto: Toru Yamanaka/AFP

O tatuador Horiyoshii III exibe sua habilidade em tatuar desenhos tradicionais japoneses.

Gastronomia: Queijo Gouda

R_723

Dando continuidade a “saga” dos queijos de degustação o escolhido para ser o segundo da série é o tradicional queijo ‘Gouda’.

O ‘Gouda’ é o mais importante queijo holandês, e por ainda não ser protegido é produzido em diversos lugares do mundo. Ele foi criado em pequenas quintas ao redor da cidade de Gouda na Holanda.

De acordo com a maturação, seu sabor e textura variam de suave a amanteigado à picante e granulosa.

farm4_static_flickr_com_3074_2575278509_c2b2ec3b7f

Todos os anos na cidade de Gouda, no verão, acontece o tradicional e centenário “Kaasmarkt”, onde os queijos são apresentados, degustados e comercializados, é uma festa tradicional da cidade.

Ficha:

- Nome: Gouda
- Categoria: Semiduros
- Origem: Holanda
- Região: Cidade de Gouda, sul da Holanda
- Sabor: Suave/Picante
- Aroma: Suave
- Textura: Amanteigado/granulosa

Dica de Conservação: O tempo ideal para consumir um queijo Gouda é de 5 semanas. No caso dos mini-Gouda, entre 180 gramas e 1,5 quilos, com três semanas de maturação. Eles normalmente são embalados em sacos de vácuo e mantenha-o a uma temperatura de 6°c max.

Dica Gastronômica : Excelente para rechear tortas, quiches e sanduiches.

Dica de Vinhos : Vinho tinto da uva Malbec ou Cabernet Sauvignon.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Frase: Rui Barbosa

RUI-BARBOSA

“Vocês olham coisas que já existem e perguntam: por quê? Eu sonho coisas que não existem e pergunto: por que não?”

Rui Barbosa (escritor e filósofo brasileiro)

Discografia Básica: Spirits Having Flown (Bee Gees)

Bee Gees - 1979 - Spirits Having Flown

Em 1977, o emblemático grupo musical Bee Gees foi o responsável pela maior vendagem de uma trilha sonora em todos os tempos. Esta trilha ganhou 15 vezes o disco de platina, vendeu mais de 20 milhões de cópias na época (50 milhões até os dia de hoje) e ficou quatro anos consecutivos entre os primeiros lugares na parada de sucessos. A trilha sonora é do filme “Os Embalos de Sábado a Noite” (Saturday Night Fever: The Original Movie Sound Track) e emplacou vários clássicos da chamada ‘Disco Music’, entre eles: ‘Stayin' Alive’, ‘How Deep Is Your Love’, ‘Night Fever’ e ‘More Than a Woman’, entre outros.

Em 1983, o mesmo Bee Gees fez a trilha da continuação do filme, “Os Embalos de Sábado Continuam” (Staying Alive: The Original Motion Picture Soundtrack). O disco foi bem, sua vendagem acabou sendo excelente por se tratar de uma trilha, vendeu cerca de 5 milhões e se não fez o mesmo sucesso do seu antecessor, também não pode dizer que foi um fracasso. A era ‘Disco’ havia acabado, o filme não teve nem de perto o mesmo sucesso do primeiro e a soma desses dois fatores obviamente interferiu no interesse pelo álbum. ‘Life Goes On’, ‘Someone Belonging To Someone’ e  ‘I Love You Too Much’ são três pérolas lindíssimas, porém esquecidas no vasto repertório do grupo.

Eu particularmente adoro a segunda trilha, tendo inclusive à preferi-la quando comparada a primeira que sem dúvida é excepcional.

Robin-GibbRobin Gibb

Entre essas duas trilhas sonoras, ainda em meio ao furacão da discoteca o grupo lançou aquele que talvez seja seu melhor disco e o segundo que mais vendeu entre todos da sua vasta discografia, 30 milhões.

Era o auge da banda e das suas músicas, embaladas pelo filme de 1977 e pela febre das discotecas, era presença fácil nas rádios em todo o mundo ocidental e sobretudo puxava a lista dos DJ´s nas mais variadas nights clubes espalhadas pelo mundo, sendo o som favorito de nove entre dez pessoas nas pistas de danças.

O som do Bee Gees virou mania mundial e marcou para sempre toda aquela geração da virada dos anos 70 para os anos 80. Este período influenciou diretamente o que viria na década oitentista dentro do universo pop musical. Assim não seria absurdo dizer que o grupo esteve para aquela geração como o Beatles esteve para a geração dos anos 60.

O disco é mesmo antológico e nele o ouvinte pode se deliciar com diversos ritmos: ‘Baladas’, ‘funks’ e sobretudo o ‘dance’, e é com o ritmo dançante que estão os melhores momentos do álbum e isso pode ser comprovado logo na música de abertura, “Tragedy”, um petardo lançado pra abalar as estruturas das pistas e dos corações dos fãs do Bee Gees espalhados por todo o planeta.

Ficha:

Artista: Bee Gees
Álbum: Spirits Having Flown
Ano: 1979
Gênero: Pop
Estilo: Disco, Pop Rock
Gravação: Estúdio

Formação:

Barry Gibb: Vocal, violão
Robin Gibb: Vocal
Maurice Gibb: Vocal, baixo, teclado
Blue Weaver: Teclados, sintetizador
Alan Kendall: Guitarra
George Perry: Guitarra
Harold Cowart: Baixo
Dennis Bryon: Bateria
Joe Lala: Percussão
Daniel Ben Zebulon: Percussão
Gary Brown: Saxofone
Herbie Mann: Flauta

Faixas:

01 - Tragedy
02 - Too Much Heaven
03 - Love you Inside Out
04 - Reaching Out
05 - Spirits (having flown)
06 - Search, Find
07 - Stop (think again)
08 - Living Together
09 - I'm Satisfied
10 - Until

Hits:

Tragedy
Too Much Heaven
Love you Inside Out
Reaching Out
I'm Satisfied
Living Together (minha favorita)

Vídeos:

Tragedy
Too Much Heaven

PS: Este post é em homenagem a Robin Gibb, que faleceu há dois dias, no último domingo.

“Robin Gibb, do Bee Gees, morreu no domingo 20, aos 62 anos, vítima de um câncer de cólon. O músico estava internado há cerca de um mês em uma clínica particular em Londres e no mês passado chegou a passar mais de uma semana em coma depois de contrair uma pneumonia.

Gibb já estava se recuperando do câncer, diagnosticado em 2010, mas recentemente teve de ser submetido a uma operação no intestino e acabou descobrindo um tumor secundário no fígado, que o deixou ainda mais debilitado. Na última semana, após ter sido submetido a uma traqueostomia, o cantor já não conseguia falar e estava se comunicando apenas por meio dos olhos.

A morte foi anunciada por sua família, através de um breve comunicado: “A família de Robin Gibb, do Bee Gees, anuncia com grande tristeza que Robin faleceu hoje na sequência da sua longa batalha contra o câncer e cirurgia intestinal. Pedimos que a privacidade da família seja respeitada neste momento muito difícil”.

Robin Hugh Gibb nasceu no dia 22 de dezembro de 1949. Formou com seus irmãos Maurice (seu gêmeo) e Barry na Austrália, no final dos anos 50, o Bee Gees –um dos grupos mais populares dos anos 70 e 80.”.

Robin Gibb (22/12/1949 * 20/05/2012)

domingo, 20 de maio de 2012

Frase:Friedrich Nietzsche

02

“Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas… Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia….”

Friedrich Nietzsche (filósofo alemão)

sábado, 19 de maio de 2012

Fotografia: Angelina Jolie

Simplesmente Angelina . . . .

angelina_jolie_smokingFoto: Propriedade/Autor desconhecidos por mim.

“É maravilhoso. É simplesmente a coisa mais espetacular do mundo. Ele mudou a minha vida. Ele é realmente centrado em mim. Sempre que penso que qualquer coisa é importante. eu vejo o seu sorriso. Ele fez de mim a melhor pessoa que eu poderia ser”.

Angelina Jolie (ao adotar um um bebé cambojano em 2002).

Frase: Carlos Drummond de Andrade

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE-Poemas

“Se procurar bem você acaba encontrando, não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida”.

Carlos Drummond de Andrade (poeta brasileiro)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Fotografia: Donna Summer

Um tempo de luz, brilho e cores, uma era inesquecível, a era de Donna . . .

Donna Summer

Foto: Grosby Group

"Deus teve para criar a música do disco para que eu pudesse nascer e ser bem sucedida".

Donna Summer

Discografia Básica: I Remember Yesterday (Donna Summer)

Donna Summer - 1977 - I Remember Yesterday

Em meados dos anos 70 o mundo foi sacudido por uma explosão de cores, ritmos e muita sensualidade. Era a chegada da ‘Disco Music’ popularmente conhecida no Brasil como “Discoteca”.

Com a chegada neste novo ritmo musical avassalador os nights clubes da época se transformaram, a boêmia melancólica instaurada nas boates e casas noturnas de antes se transformou em alegria, festa e muita loucura.

1978-dancin-days-1g

Foi um abalo geral, virou mania na juventude, rapazes e moças vestiam com a moda surgida nas pistas de dança carregada de luzes e lasers, era a época da brilhantina nos cabelos dos rapazes e das meias Lurex calçando os pezinhos das meninas. Foi em meio a tudo isso, que de repente, começaram a pipocar em todos os cantos as casas de danças chamadas de discoteca, era o surgimento de uma nova e efêmera era, infelizmente durou pouco, coisa de cinco ou seis anos, mas se solidificou para sempre na memória e no coração de toda uma geração.

A ‘Disco Music’ é um sub-produto do R&B, música negra na acepção da palavra. Muitos artistas de outros sub-gêneros como funk e soul e  até de outros gêneros como jazz e rock migraram para a ‘Disco’ em busca de sucesso, prestígio e dinheiro.

donna-summer_1510614a

Foi assim que surgiram muitos grupos, muitos cantores e cantoras, e em meio aos negros também se misturaram os brancos. Muitos fizeram sucessos estrondosos e mesmo com o fim do movimento continuaram suas carreiras com glória e prestígio, outros surgiram como um meteoro e desapareceram na mesma proporção, eram os chamados artistas de um disco só ou pior, de uma música só. Todos eles, pequenos ou gigantes, foram súditos de uma rainha, quem foi ela?

Foi Donna Summer, a rainha da ‘disco music”.

Ficha:

Artista: Donna Summer
Álbum: I Remember Yesterday
Ano: 1977
Gênero: R&B
Estilo: Disco
Gravação: Estúdio

Formação:

Donna Summer (vocal)
Mats Bjorklund, Geoff Bastow (guitarra)
Thor Baldursson (Teclados)
Robert Wedel (Sintetizador)
Giorgio Moroder (Sintetizador)
Les Hurdle (Contrabaixo)
Keith Forsey Bateria)

Faixas:

01 - I Remember Yesterday
02 - Love's Unkind
03 - Back in Love Again
04 - I Remember Yesterday (reprise)
05 - Black Lady
06 - Take Me
07 - Can't We Just Sit Down and Talk It Over
08 - I Feel Love

Hits:

I Remember Yesterday
Love's Unkind
Back in Love Again
Black Lady
Take Me (Minha Favorita)
I Feel Love

Vídeos:

I Remember Yesterday
I Feel Love
Take Me

PS: Este post é em homenagem a esta grande artista que infelizmente faleceu ontem.

“Responsável por alguns dos maiores hits da disco music, Donna Summer morreu na manhã desta quinta-feira (17/05/2012), aos 63 anos. A cantora sofria de câncer e estava vivendo na Flórida, nos Estados Unidos. Segundo o programa de televisão norte-americano "Entertainment Tonight", ela havia sido diagnosticada com câncer havia 10 meses e apenas seu marido e filhos sabiam disso. Donna deve ser velada e enterrada na cidade de Nasville nesta segunda-feira (21/05/2012), ainda segundo o programa”.

Donna Summer (31/12/1948 * 17/05/2012).

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Frase: Millôr Fernandes

Millôr

“Toda regra tem exceção. E se toda regra tem exceção, então, esta regra também tem exceção e deve haver, perdida por aí, uma regra absolutamente sem exceção”.

Millôr Fernandes (desenhista, humorista e escritor brasileiro)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Gastronomia: Queijo Gorgonzola

danish_blue_cheese

Como prometido, começa aqui a saga dos maravilhosos queijos de degustação.

O eleito para iniciar a série é um clássico da gastronomia mundial, apesar da sua origem italiana.

O gorgonzola está para mim entre os meus três favoritos, é um queijo saboroso e versátil, pois pode ser simplesmente degustado individualmente ou usado em molhos, risotos e massas.

É originário da Itália e é considerado um dos mais extraordinários queijos do mundo. O desenvolvimento dos veios azulados resulta em um sabor picante, textura cremosa ou quebradiça e o aroma acentuado.

Ficha:

- Nome: Gorgonzola
- Categoria: Azul
- Origem: Itália
- Região: Cidade de Gorgonzola, próximo a Milão
- Sabor: Picante
- Aroma: Acentuado
- Textura: Cremosa/Quebradiça

Dica Gastronômica : Indispensável em tábuas de queijos

Dica de Vinhos : Vinho branco doce como Porto, Tokay ou Sauternes.

Extra: No vídeo abaixo é contado a história e a lenda do queijo gorgonzola em reportagem da repórter ilze Scamparini. É um vídeo fantástico e vale a pena ser assistido.

A história do queijo gorgonzola

Frase: Sigmund Freud

1311336733-17

“O homem é dono do que cala e escravo do que fala. Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo”.

Sigmund Freud (médico e teórico austríaco, fundador da psicanálise)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Discografia Básica: Diamond Life (Sade)

Sade - 1984 - Diamond Life

A banda Sade surgiu em 1984 e de imediato arrebatou uma legião de fãs por todo o planeta. Entre estes está a minha pessoa que é um daqueles de carteirinha, apaixonado por um tipo de som bem característico do grupo e que está presente em seus seis discos de estúdio e de um consequente ‘live’.

A música do Sade é um R&B com forte influência do jazz e do Soul, e com elementos do pop e pitadas de rock. O resultado destas misturas é um som linear, suave, melódico e com um swing subliminar que explode aos nossos ouvidos e corações com extrema sensualidade.

É música pra meditar, pra namorar, pra dançar suavemente e sensualmente. É música pra acompanhar drinques e/ou vinhos, é música pra ouvir à meia-luz ou na penumbra, é música pra passar a noite toda com a pessoa querida e romper a madrugada envolto em sons, sabores e aromas que fascinam e deslumbram. A música do Sade é pra viajar por caminhos inóspitos das almas e dos corpos da pessoas.

Eu poderia escolher qualquer um dos discos da banda para postar, pois todos, sobretudo os cinco primeiros são rigorosamente padronizados e com o mesmo padrão de qualidade e sonoridade. Entretanto escolhi ‘Diamond Life’, o primeiro da banda lançado em 1984.  Uma pessoa desavisada poderia ao ouvir esta pérola se enganar e pensar que está ouvindo uma coletânea, daquelas que as gravadores lançam de qualquer jeito com os ridículos títulos do tipo: ‘As melhores de Sade’, ‘Greatest Hits’, ‘The Best Of Sade’, ‘Os maiores sucessos de Sade’ e por aí afora. Digo isso porque o álbum é recheado de grandes músicas que fizeram muito sucesso e continuam fazendo desde o seu surgimento até os dia de hoje.

sade13

Também se faz necessário ressaltar que desde o lançamento deste primeiro álbum se destacou, em meio a excelência do grupo, a presença da modelo nigeriana Sade Adu. Esta linda mulher filha de um nigeriano com uma inglesa empresta com sua voz única toda a sensualidade contida na música do grupo. A cantora/modelo é também compositora e  responsável pela sonoridade que remete ao jazz, ao soul, enfim que traz embutido na música pop inglesa dos anos 80 a influência maravilhosa da musicalidade negra que sempre nos fascinam e nos encantam.

Ficha:

Artista: Sade
Álbum: Diamond Life
Ano: 1984
Gênero: R&B
Estilo: Pop, Soul, Pop Jazz
Gravação: Estúdio

Formação:

Sade Adu – vocals
Andrew Hale – teclados
Stuart Matthewman – guitarra e saxofone
Paul S. Denman – contrabaixo
Paul Cooke – bateria

Faixas:

01 - Smooth Operator
02 - Your Love Is King
03 - Hang On To Your Love
04 - Frankie's First Affair
05 - When Am I Going To Make A Living
06 - Cherry Pie
07 - Sally
08 - I Will Be Your Friend
09 - Why Can't We Live Together

Hits:

Smooth Operator
Your Love Is King
Hang On To Your Love
Sally
Why Can't We Live Together (minha favorita) 

Vídeos:

Hang On To Your Love
Smooth Operator
Hang On To Your Love

domingo, 13 de maio de 2012

Frase:Guy Maupassant

 

maupassant460

“Amamos as nossas mães quase sem o saber e só nos damos conta da profundidade das raízes desse amor no momento da derradeira separação”.

Guy Maupassant (poeta e escritor francês)

Frase:James Joyce

 

james_joyce1

“Tudo é incerto neste mundo hediondo, mas não o amor de uma mãe”.

James Joyce (poeta e romancista irlandês)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Gastronomia: Queijos (Categorias e Origens)

queijos-e-vinhos-1-623

Sou apaixonado por vinhos, sou deveras apaixonado por queijos, e sou viciado em degustar os dois juntamente. Esta combinação, somado a uma boa companhia feminina e com o som de um jazz ecoando no recinto é o que chamo de estar no paraíso.

Gosto da maioria absoluta dos queijos de degustação, sejam os italianos, sejam os franceses, sejam os holandeses, sejam os portugueses ou sejam os suíços. Não importa a origem, em vários países, incluindo o Brasil, são produzidos queijos maravilhosos e super indicados para acompanhar a degustação de vinhos tintos, brancos ou rosés.

Por isso mesmo, às vezes se faz necessário conhecer um pouquinho das procedências, das características e as indicações sobre acompanhamento destes queijos para se tirar um melhor proveito e conhecer aromas e sabores magníficos.

Queijos e vinhos nasceram um para o outro, é uma simbiose perfeita para nos levar a prazeres indescritíveis.

Assim, sempre irei usar este espaço para juntos conhecermos melhor estas maravilhas, e começo hoje falando exatamente sobre as categorias que são divididos e as origens dos desejados queijos de degustação.

Os queijos podem ser divididos nas seguintes categorias (principais):

1) Queijos Duros

Os queijos duros passam por um longo período de maturação. Eles possuem um menor teor de umidade, a consistência firme, um magnífico aroma e o sabor acentuado.

Exemplos de queijos duros:

- Parmesão (Itália)
- Percorino Romano (Itália)

2) Queijos Semiduros

Os queijos semiduros passam por um período médio de maturação, apresentam maior teor de umidade, a textura é tenra e o sabor suave.

Exemplos de queijos semiduros:

- Emmental (Suíça)
- Gruyère (Suíça)
- Raclete (Suíça)
- Appenzeller (Suíça)
- Reino (Brasil)
- Gouda (Holanda)
- Edam (Holanda)
- Maasdam (Holanda)
- Coroa (Holanda)
- Provolone (Itália)

3) Queijos Macios

Os queijos macios passam por um baixo período de maturação, apresentam elevado teor de umidade, a consistência é quase cremosa e o sabor delicado.

Exemplos de queijos macios:

- Brie (França)
- Camembert (França)
- Saint-Paulin (França)

4) Queijos Azuis

Os queijos azuis tem uma produção mais elaborada que resulta em uma massa macia e quebradiça, permeada por veios azulados que lhe dão características únicas. O sabor é forte e marcante e o aroma é único.

Exemplos de queijos macios:

- Gorgonzola(Itália)
- Roquefort (França)

5) Queijos Cabra

Os queijos cabra são refinados e apresentam sabor particularmente marcante e forte, oriundos de um leite de sabor único e diferenciado.

Exemplo de queijo cabra:

- Feta (Grécia)

Existem outras categorias de queijos e no mundo são produzidos centenas de queijos diferentes e deliciosos, até mesmo o nosso tradicional queijo de minas, às vezes feito na cozinha de casa pode ser muito bem aproveitado e consumido em momentos de puro prazer.

Tabua de queijosTábua de queijos montada por mim para um noite de degustação

A partir de hoje, periodicamente irei detalhar cada um desses queijos acima relacionados e outros mais, citarei suas procedências, os tipos de vinhos melhores adequados para degustação, dicas gastronômicas e curiosidades sobre eles.

Até lá.

Discografia Básica: Entre Amigos (Ron Carter e Rosa Passos)

Ron Carter - 2003 - Entre Amigos

Ron Carter é um músico consagrado do jazz, seu nome consta entre os maiores músicos do gênero e em qualquer lista dos maiores contrabaixistas o dele aparece sempre entre os primeiros. Gravou com Miles Davies, Wes Montgomery, George Benson, Herbie Hancock, Jim Hall, Paul Desmond, Tom Jobim, Bill Evans, Freddie Hubbard, Stanley Turrentine e vários outros grandes nomes da música. Fez parte de fases distintas da música, o jazz clássico da virada dos anos 50 para a década seguinte, assim como do surgimento do fusion no final dos anos 60. Além de tudo isso Ron também tocou com grandes nomes de outros segmentos musicais e lançou discos solos com enorme reconhecimento de público e crítica.

Rosa Passos está entres os mais reconhecidos nomes da música brasileira no exterior. Se prestígio em países como EUA e Japão é enorme e a excelência da sua discografia diz por si só quem é esta baiana com voz suave e um gigantesco apreço pela musica de qualidade. Em sua carreira Rosa abraçou o jazz e a bossa nova como pilares para sua musicalidade, mas sem jamais esquecer o samba e a brasilidade que está sempre contida em seus antológicos discos. Rosa é compositora, cantora, violonista, arranjadora e amante da boa música e em especial da música de Antônio Carlos Jobim. Por isso mesmo o maestro brasileiro está presente em boa parte do repertório deste disco, mais precisamente em sete das onze faixas.

Aí você soma o virtuosismo de Ron Carter, a sensibilidade de Rosa Passos, um repertório que tem Jobim como base, músicos excelentes como o excepcional violonista Lula Galvão e os arranjos maravilhosos de Rosa e Lula.

Somou? O resultado só pode ser um, um disco antológico.

Ficha:

Artista: Ron Carter e Rosa Passos
Álbum: Entre Amigos
Ano: 2003
Gênero: Jazz
Estilo: Bossa Nova
Gravação: Estúdio

Formação:

Rosa Passos (vocal, violão)
Lula Galvão (guitarra)
Ron Carter (contrabaixo)
Billy Drewes (sax tenor e clarineta)
Paulo Braga (bateria).

Faixas:

01 - Bahia Com H
02 - Insensatez
03 - Desafinado
04 - Sorriu Para Mim
05 - A Primeira Vez
06 - Garota de Ipanema
07 - Por Causa de Você
08 - Caminhos Cruzados (minha favorita)
09 - Feitio de Oração
10 - Eu Sei Que Vou Te Amar
11 - O Grande Amor

Hits:

Todas

Vídeos:

 

Insensatez

 

Por Causa de Você

Frase: Chico Buarque

chico buarque

“Depois de te perder, te encontro, com certeza, talvez num tempo da delicadeza, onde não diremos nada; nada aconteceu, apenas seguirei como encantado, ao lado teu.”

Chico Buarque (compositor e escritor brasileiro)

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Poesia: Poetas

florbelaespanca1

Poetas

Ai as almas dos poetas
Não as entende ninguém;
São almas de violetas
Que são poetas também.

Andam perdidas na vida,
Como as estrelas no ar;
Sentem o vento gemer
Ouvem as rosas chorar!

Só quem embala no peito
Dores amargas e secretas
É que em noites de luar
Pode entender os poetas

E eu que arrasto amarguras
Que nunca arrastou ninguém
Tenho alma para sentir
A dos poetas também!

Florbela Espanca

Frase: Fernando Pessoa

galeria-2-14

“Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades. Para viver a dois, antes, é necessário ser um.”

Fernando Pessoa (poeta português)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Discografia Básica: Bigger, Better, Faster, More! (4 Non Blondes)

4 Non Blondes - 1992 - Bigger, Better, Faster, More!

A banda ‘4 Non Blondes’ é mesmo diferente de quase tudo que já surgiu na música pop. Este ótimo grupo de rock teve características peculiares, entre elas o fato de ter uma formação mista com três mulheres e um homem, ter lançado apenas um álbum, álbum este que fez um enorme sucesso ao vender mais de seis milhões de cópias, fazer um hit mundial e premiado, ter sua vocalista eleita com a melhor daquele ano de 1992 e depois de todo este furor e enorme sucesso . . . a banda simplesmente acabou.

O destaque foi realmente a vocalista Linda Perry que com sua voz rouca e bluseira impôs um estilo próprio na banda, que mesmo naquele pouco promissor período da música no início dos anos 90 trouxe uma sonoridade bem setentista com grande qualidade, e com o luxo de não perder a contemporaneidade do seu som. E foi justamente Linda Perry a causadora do fim precoce da banda, pois a vocalista, talvez com o ego inflado, achou melhor deixar o grupo e começar uma carreira solo, carreira que não foi bem sucedida, apenas dois discos (In Flight em 1995 / After Hours em 1998), e nada mais.

Curiosidades:

- A música ‘What's U’p se tornou um hit mundial e uma das músicas mais tocadas e lembradas de toda a década de 90, sem dúvida marcou toda uma geração.

- O nome da banda "Quatro Não-Loiras" é uma referência irônica ao fato de não ter nenhuma loira na banda, algo realmente relevante no universo pop mundial.

Ficha:

Artista: 4 Non Blondes
Álbum: Bigger, Better, Faster, More!
Ano: 1992
Gênero: Rock
Estilo: Pop Rock
Gravação: Estúdio

Formação: 

Linda Perry (vocal, violão)
Roger Rocha (guitarra)
Christa Hillhouse (baixo)
Dawn Richardson (bateria).

Faixas:

01 - Train
02 - Superfly
03 - What's Up
04 - Pleasantly Blue
05 - Morphine & Chocolate
06 - Spaceman
07 - Old Mr. Heffer
08 - Calling All the People
09 - Dear Mr. President
10 - Drifting
11 - No Place Like Home

Hits:

What's Up
Pleasantly Blue (Minha Favorita)
Superfly
Spaceman

Vídeos:

What's Up
Superfly

Frase: Oscar Wilde

OSCAR_WILDE

“Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter.”

Oscar Wilde (poeta e escritor irlandês)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Poesia: Contraluz

 

Contraluz

Eu sou o verso que vaga perdido
inerte dentro de um sonho tardio,
sou a saudade que me tem esquecido,
sou o poetar da dor que não alivio ...

Sou o poema que lanço ao infinito
na oprimida poesia que julgo conhecer,
sou quem na noite desperta aflito
agonizando no versejar sem se caber ...

Sou angústias que exponho ao destino
no horizonte inóspito do meu pranto,
sou a lucidez contida em cada desatino,
sou a ternura derramada no acalanto ...

Sou um profeta estranho ao futuro
trilhando desertos em caminhos sem guia,
sou a contraluz de um coração escuro,
sou o prelúdio do amor rimado à revelia ...

Sou a fratura exposta da face discreta
na peregrinação em busca da licença poética,
eu sou o sangue esvaindo da ferida secreta,
eu sou o orgasmo da minha poesia frenética ...

Sou a poética que ao crepúsculo reconheço
exilada no mais profundo porão do meu ser,
sou todo o sentimento que em vão ofereço,
sou o poeta que, enfim ... vai desaparecer ...

Jean Paul Lopes

Cinema: Um Método Perigoso

Metodo

Quando soube do lançamento deste filme me enchi de expectativa, afinal de contas o tema é por demais intrigante e sempre me fascinou. Trata-se da eterna rivalidade entre Sigmund Freud e Carl Jung.

Qual deles teve um ego maior? Qual teoria dos dois é mais relevante para o entendimento da psicose humana? Qual método aplicado no tratamento de um paciente é mais relevante na busca da compreensão da mente de uma pessoa?

São perguntas que perduram através dos anos e possivelmente é discutida até a exaustão por mestres e seus alunos nos cursos de psicologia existentes nas diversas universidades espalhadas pelo planeta.

O filme trata exatamente destas questões e em meio a todo esse processo, surge a figura de Sabina Spielrein que de paciente tornou-se médica, seguiu os passos de seus dois mestres e causou o rompimento entre ambos.

O resultado de tudo isso? O surgimento da psicanálise.

A proposta do filme é magnífica, os atores são bons, e uma bela fotografia que retrata bem aquele período, o início do século 20. No entanto quando acaba a projeção ficou em mim certo vazio por entender que os acontecimentos retratados no longa são tratados de forma superficial e com muita rapidez, sem se aprofundar nas questões. Temas relevantes são mostrados apenas como referências tempos depois de acontecido na história. Por tudo isso confesso que me retirei da sala de projeção com um leve pressentimento de frustração e/ou decepção.

Observação Final: O diretor David Cronenberg errou a mão, e um dos seus pecados foi na montagem do filme, ele tinha em suas mãos uma excelente oportunidade de fazer um grande longa e fez apenas um filme mediano.

Ficha Técnica:

Título Original : A Dangerous Method
Ano Lançamento : 2012
Estúdio : 20th Century Fox
Gênero : Drama
Tempo : 99 Min

Direção : David Cronenberg
Produção : Jeremy Thomas
Roteiro : Christopher Hampton
Música : Howard Shore
Fotografia : Peter Suschitzky

Minha Nota: * * *

Sinopse:

Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, as agitadas ruas de Zurique e Viena servem de marco para uma obscura história regada a transtorno sexual e intelectual. Zurique, 1904. O psiquiatra Carl Jung, com 29 anos de idade, está iniciando sua carreira profissional. Jung tem uma paciente de 18 anos, Sabina Spielrein, com quem ensaia um tratamento experimental proposto por Sigmund Freud, denominado psicanálise (também conhecida como "cura pela palavra"). Apresentando um quadro de histeria e violência, logo Jung percebe que existe ali uma disfunção ligada a um elemento sexual - exatamente como explicava a teoria de Freud, relacionando a sexualidade a desordens emocionais. Freud e Jung passam a estreitar suas relações por causa de Sabina, no que a jovem acaba provocando sentimentos inesperados em ambos.

Elenco Principal:

Keira Knightley
Michael Fassbender
Viggo Mortensen
Sarah Gadon

Keira Knightley 4Michael Fassbender

Viggo MortensenSarah Gadon

Prêmios:

GLOBO DE OURO
2012
Indicação
Melhor Ator Coadjuvante - Viggo Mortensen

NATIONAL BOARD OF REVIEW
2011
Ganhou
Melhor Ator - Michael Fassbender

Curiosidades:

- O relacionamento entre Carl Jung e Sabina Spielrein já havia sido abordado no longa Jornada da Alma.

- O filme é Adaptação do livro "A Most Dangerous Method", de John Kerr.

- O roteirista Christopher Hampton também adaptou a história para os teatros.

Assista o trailer:

Um Método Perigoso

Frase: Ferreira Gullar

ferreira gullar

"A arte existe porquê a vida não basta."

Ferreira Gullar (Poeta brasileiro)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Evento: 4ª FLIPIRI (show Banda Jazz6)

 

verissimo_

Neste fim de semana estive em Pirenópolis para prestigiar a 4ª Festa Literária (FLIPIRI) do lugar e confesso que apesar de ser apaixonado pela cidade e deveras amante da literatura e da música, ressalto que muito se faz necessário para que o evento se torne referência e com alcance nacional e internacional.

Falta divulgação, falta estrutura, falta empenho dos governos, seja em âmbito local e sobretudo estadual.

05052012120Apresentação da Banda Jazz6

Apesar de tudo a festa teve bons momentos, inclusive o mais esperado pelos fãs de Luiz Fernando Veríssimo e pelos apaixonados (como eu) por jazz. Tal momento foi justamente aquele escolhido para fechar a evento, o show da banda Jazz6, a qual tem como integrante o escritor, que apaixonado por este gênero musical faz suas incursões na música ao tocar com extrema delicadeza o seu sax-tenor.

O show aconteceu na emblemática ‘Rua Direita’ com a presença de um bom público que acompanhou a apresentação com enorme interesse e sobretudo com o comportamento adequado para concertos como este.

05052012115Veríssimo no palco

A banda Jazz6, é um, como diz Veríssimo, sexteto de cinco, pois um antigo integrante saiu e o nome perdurou. Segundo o cronista, a banda é o menor sexteto do mundo.

“Esta banda pode e deve fazer shows em circos e ser apresentada como o único sexteto de cinco, o menor do mundo”. – Luiz Fernando Veríssimo

Eles fizeram um show correto, porém sem grandes investimentos no improviso e no virtuosismo, entretanto a banda nos presenteou com alguns clássicos do jazz americano e da bossa nova e quando finalizaram a apresentação ficou em todos os presentes a sensação de ‘quero mais’.

05052012118Eu, uma amiga (Priscilla Alves) e Luiz Fernando Veríssimo

Depois do show a noite seguiu tranquila na cidade histórica, uma lua imensa brilhava no céu e iluminava os becos e os antigos casarões daquele lugar tão lindo. Por entre as ruelas soprava um vento frio que perdurou por toda a madrugada onde os boêmios festejavam, os poetas se inspiravam e os amantes se davam.

E por toda noite, madrugada adentro, soava o canto dos ‘Trovadores de Pirenópolis’ que perambulavam pelas ladeiras da cidade entoando suas cantigas em uma poética serenata que anunciava o fim de mais uma deliciosa festa da literatura de Pirí.

3097041897_b76dc7cb9f_zRua Direita (Pirenópolis-Goiás)