segunda-feira, 16 de julho de 2012

Personalidade: Jon Lord (Deep Purple).

Booklet - 6

Booklet - 5

Jonathan Douglas "Jon" Lord, mais conhecido como Jon Lord (Leicester, 9 de Junho de 1941 - 16 de Julho de 2012), foi um compositor, pianista e organista inglês, mais conhecido por ter integrado as bandas Deep Purple, Whitesnake, Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e Flower Pot Men, além de ser pioneiro na fusão do rock com música clássica.
 
Em 1968, Lord fundou a banda de rock inglesa Deep Purple, onde era praticamente o líder da banda até 1970. Ele e o baterista Ian Paice, foram os únicos integrantes constantes da banda durante sua existência (1968-1976) e a partir de quando eles se reformaram em 1984, até a saída de Lord do Deep Purple, em 2002.
 
Em 11 de novembro de 2010, Jon Lord foi eleito membro honorário da Faculdade de Stevenson, em Edimburgo[1]. Em 15 de julho de 2011, foi concedido à ele um grau honorário de Doutor em Música pela Universidade de Leicester, em sua cidade natal.

O músico Jon Lord, cofundador e tecladista do Deep Purple, morreu aos 71 anos 16/07/2012 após sofrer uma embolia pulmonar. Ele sofria de câncer no pâncreas e estava ao lado de sua família na London Clinic na hora de sua morte. Lord deixa mulher e duas filhas. Jon passa das trevas à luz.(Divulgado pelos representantes do músico).

Jon Lord (09/06/1941 – 16/07/2012).

Uma Lenda !!

Discografia Básica: Burn (Deep Purple)

Deep Purple - 1974 - Burn

Em 1973 os fãs do Deep Purple ficaram abalados com a terrível notícia da saída de dois de seus integrantes, Ian Gilan, vocalista  e Roger Glover, baixista, estavam deixando a banda para seguirem carreira solo. Os dois mais o guitarrista Ritchie Blackmore, o baterista Ian Paice e o tecladista Jon Lord formavam aquela que seria aclamada pelos fãs como a formação clássica do Purple. Esta formação deixou como legado alguns dos mais importantes discos de hard rock da história, ‘Machine Head’, ‘Fireball’, ‘In Rock’ e ‘Made In Japan’ são alguns desses álbuns antológicos.

Muitos pensaram que seria o fim da banda, por ela perder duas peças chaves, pois eram dois excelentes músicos e ótimos compositores e além de tudo, um deles era o vocalista, figura que sempre caracteriza a identidade de qualquer grupo musical e sem dúvida o mais difícil de ser substituído.

Entretanto para a felicidade geral dos fãs espalhados pelo planeta, a banda não acabou, pois David Coverdade nos vocais e Glenn Hughes no baixo foram convocados e substituíram os que saíram com a mesma capacidade e para muitos (como eu) a mudança foi ainda para melhor. Hughes era excelente baixista e cantava muitíssimo bem e tinha um timbre de voz que lembrava os cantores negros do blues e do soul, assim ele fazia backing vocais e até o vocal principal com enorme qualidade e feeling.

O Purple perdia um excelente vocalista e ganhava dois dos mesmo nível para seu lugar, lucro total.

E com essa nova formação, em 1974  eles lançaram um novo álbum intitulado ‘Burn’, disco que juntamente com Machine Head forma a dupla dos melhores discos da banda na minha modestíssima opinião.

O LP continha clássicos inquestionáveis do grupo, como ‘Might Just Take Your Life’ com solo lindíssimo de Jon Lord, ‘You Fool No One com Blackmore arrasando na guitarra’ e Paice na bateria, ‘Burn com um arranjo de vocais simplesmente excepcional e um bateria enlouquecida’, ‘Sail Away’ com seu swing delicioso e solos memoráveis de Lord e Blackmore e a mágica e  alucinante ‘Mistreated’ em sua viagem as profundezas da alma.

Solos maravilhoso de Blackmore e Lord, vocais rasgados com influências nítidas do Soul que Hughes trouxe para o som do Purple, o sentimento e a potência da voz de Coverdale e a bateria magistral, com técnica jazzista de Paice fizeram um disco para entrar na antologia do rock para todo o sempre.

Depois disso, os fãs do grande Deep Purple puderam respirar aliviados e continuar a curtir o som daquele que sem dúvida é um dos maiores expoentes do rock em todos os tempos.

Ficha:

Grupo: Deep Purple
Álbum: Burn
Ano: 1974
Gênero: Rock
Estilo: Hard Rock/Heavy Metal
Gravação: Estúdio

Formação:

David Coverdale (vocal)
Ritchie Blackmore (guitarra)
Jon Lord (Teclados)
Glenn Hughes (Contrabaixo/Vocal)
Ian Paice Bateria)

Faixas:

01 - Burn
02 - Might Just Take Your Life
03 - Lay Down, Stay Down
04 - Sail Away
05 - You Fool No One
06 - What's Going On Here
07 - Mistreated
08 - 'A' 200
09 - Coronarias Redig [*]

* Faixa bônus originalmente lançada em EP.

Hits:

Burn
Might Just Take Your Life
Sail Away (Minha Favorita)
You Fool No One
Mistreated

Vídeos:

Burn
Might Just Take Your Life
Mistreated
You Fool No One

PS: Este post é em homenagem ao grande roqueiro e magistral músico Jon Lord que infelizmente faleceu hoje, dia 16/07/2012.

Lord tinha 71 anos e morreu após sofrer uma embolia pulmonar. Ele tinha câncer no pâncreas e estava ao lado de sua família na London Clinic na hora de sua morte. O músico foi um dos fundadores do Deep Purple em 1968 e permaneceu no grupo até 2002, quando anunciou sua aposentadoria e foi substituído por Don Airey. Ele está entre os compositores da famosa canção "Smoke on the water". Um de seus mais conhecidos "riffs" de teclado está em "Child in time", do disco "Deep Purple in rock", de 1970.