
Em 1977, o emblemático grupo musical Bee Gees foi o responsável pela maior vendagem de uma trilha sonora em todos os tempos. Esta trilha ganhou 15 vezes o disco de platina, vendeu mais de 20 milhões de cópias na época (50 milhões até os dia de hoje) e ficou quatro anos consecutivos entre os primeiros lugares na parada de sucessos. A trilha sonora é do filme “Os Embalos de Sábado a Noite” (Saturday Night Fever: The Original Movie Sound Track) e emplacou vários clássicos da chamada ‘Disco Music’, entre eles: ‘Stayin' Alive’, ‘How Deep Is Your Love’, ‘Night Fever’ e ‘More Than a Woman’, entre outros.
Em 1983, o mesmo Bee Gees fez a trilha da continuação do filme, “Os Embalos de Sábado Continuam” (Staying Alive: The Original Motion Picture Soundtrack). O disco foi bem, sua vendagem acabou sendo excelente por se tratar de uma trilha, vendeu cerca de 5 milhões e se não fez o mesmo sucesso do seu antecessor, também não pode dizer que foi um fracasso. A era ‘Disco’ havia acabado, o filme não teve nem de perto o mesmo sucesso do primeiro e a soma desses dois fatores obviamente interferiu no interesse pelo álbum. ‘Life Goes On’, ‘Someone Belonging To Someone’ e ‘I Love You Too Much’ são três pérolas lindíssimas, porém esquecidas no vasto repertório do grupo.
Eu particularmente adoro a segunda trilha, tendo inclusive à preferi-la quando comparada a primeira que sem dúvida é excepcional.
Robin Gibb
Entre essas duas trilhas sonoras, ainda em meio ao furacão da discoteca o grupo lançou aquele que talvez seja seu melhor disco e o segundo que mais vendeu entre todos da sua vasta discografia, 30 milhões.
Era o auge da banda e das suas músicas, embaladas pelo filme de 1977 e pela febre das discotecas, era presença fácil nas rádios em todo o mundo ocidental e sobretudo puxava a lista dos DJ´s nas mais variadas nights clubes espalhadas pelo mundo, sendo o som favorito de nove entre dez pessoas nas pistas de danças.
O som do Bee Gees virou mania mundial e marcou para sempre toda aquela geração da virada dos anos 70 para os anos 80. Este período influenciou diretamente o que viria na década oitentista dentro do universo pop musical. Assim não seria absurdo dizer que o grupo esteve para aquela geração como o Beatles esteve para a geração dos anos 60.
O disco é mesmo antológico e nele o ouvinte pode se deliciar com diversos ritmos: ‘Baladas’, ‘funks’ e sobretudo o ‘dance’, e é com o ritmo dançante que estão os melhores momentos do álbum e isso pode ser comprovado logo na música de abertura, “Tragedy”, um petardo lançado pra abalar as estruturas das pistas e dos corações dos fãs do Bee Gees espalhados por todo o planeta.
Ficha:
Artista: Bee Gees
Álbum: Spirits Having Flown
Ano: 1979
Gênero: Pop
Estilo: Disco, Pop Rock
Gravação: Estúdio
Formação:
Barry Gibb: Vocal, violão
Robin Gibb: Vocal
Maurice Gibb: Vocal, baixo, teclado
Blue Weaver: Teclados, sintetizador
Alan Kendall: Guitarra
George Perry: Guitarra
Harold Cowart: Baixo
Dennis Bryon: Bateria
Joe Lala: Percussão
Daniel Ben Zebulon: Percussão
Gary Brown: Saxofone
Herbie Mann: Flauta
Faixas:
01 - Tragedy
02 - Too Much Heaven
03 - Love you Inside Out
04 - Reaching Out
05 - Spirits (having flown)
06 - Search, Find
07 - Stop (think again)
08 - Living Together
09 - I'm Satisfied
10 - Until
Hits:
Tragedy
Too Much Heaven
Love you Inside Out
Reaching Out
I'm Satisfied
Living Together (minha favorita)
Vídeos:
PS: Este post é em homenagem a Robin Gibb, que faleceu há dois dias, no último domingo.
“Robin Gibb, do Bee Gees, morreu no domingo 20, aos 62 anos, vítima de um câncer de cólon. O músico estava internado há cerca de um mês em uma clínica particular em Londres e no mês passado chegou a passar mais de uma semana em coma depois de contrair uma pneumonia.
Gibb já estava se recuperando do câncer, diagnosticado em 2010, mas recentemente teve de ser submetido a uma operação no intestino e acabou descobrindo um tumor secundário no fígado, que o deixou ainda mais debilitado. Na última semana, após ter sido submetido a uma traqueostomia, o cantor já não conseguia falar e estava se comunicando apenas por meio dos olhos.
A morte foi anunciada por sua família, através de um breve comunicado: “A família de Robin Gibb, do Bee Gees, anuncia com grande tristeza que Robin faleceu hoje na sequência da sua longa batalha contra o câncer e cirurgia intestinal. Pedimos que a privacidade da família seja respeitada neste momento muito difícil”.
Robin Hugh Gibb nasceu no dia 22 de dezembro de 1949. Formou com seus irmãos Maurice (seu gêmeo) e Barry na Austrália, no final dos anos 50, o Bee Gees –um dos grupos mais populares dos anos 70 e 80.”.
Robin Gibb (22/12/1949 * 20/05/2012)