terça-feira, 8 de maio de 2012

Cinema: Um Método Perigoso

Metodo

Quando soube do lançamento deste filme me enchi de expectativa, afinal de contas o tema é por demais intrigante e sempre me fascinou. Trata-se da eterna rivalidade entre Sigmund Freud e Carl Jung.

Qual deles teve um ego maior? Qual teoria dos dois é mais relevante para o entendimento da psicose humana? Qual método aplicado no tratamento de um paciente é mais relevante na busca da compreensão da mente de uma pessoa?

São perguntas que perduram através dos anos e possivelmente é discutida até a exaustão por mestres e seus alunos nos cursos de psicologia existentes nas diversas universidades espalhadas pelo planeta.

O filme trata exatamente destas questões e em meio a todo esse processo, surge a figura de Sabina Spielrein que de paciente tornou-se médica, seguiu os passos de seus dois mestres e causou o rompimento entre ambos.

O resultado de tudo isso? O surgimento da psicanálise.

A proposta do filme é magnífica, os atores são bons, e uma bela fotografia que retrata bem aquele período, o início do século 20. No entanto quando acaba a projeção ficou em mim certo vazio por entender que os acontecimentos retratados no longa são tratados de forma superficial e com muita rapidez, sem se aprofundar nas questões. Temas relevantes são mostrados apenas como referências tempos depois de acontecido na história. Por tudo isso confesso que me retirei da sala de projeção com um leve pressentimento de frustração e/ou decepção.

Observação Final: O diretor David Cronenberg errou a mão, e um dos seus pecados foi na montagem do filme, ele tinha em suas mãos uma excelente oportunidade de fazer um grande longa e fez apenas um filme mediano.

Ficha Técnica:

Título Original : A Dangerous Method
Ano Lançamento : 2012
Estúdio : 20th Century Fox
Gênero : Drama
Tempo : 99 Min

Direção : David Cronenberg
Produção : Jeremy Thomas
Roteiro : Christopher Hampton
Música : Howard Shore
Fotografia : Peter Suschitzky

Minha Nota: * * *

Sinopse:

Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, as agitadas ruas de Zurique e Viena servem de marco para uma obscura história regada a transtorno sexual e intelectual. Zurique, 1904. O psiquiatra Carl Jung, com 29 anos de idade, está iniciando sua carreira profissional. Jung tem uma paciente de 18 anos, Sabina Spielrein, com quem ensaia um tratamento experimental proposto por Sigmund Freud, denominado psicanálise (também conhecida como "cura pela palavra"). Apresentando um quadro de histeria e violência, logo Jung percebe que existe ali uma disfunção ligada a um elemento sexual - exatamente como explicava a teoria de Freud, relacionando a sexualidade a desordens emocionais. Freud e Jung passam a estreitar suas relações por causa de Sabina, no que a jovem acaba provocando sentimentos inesperados em ambos.

Elenco Principal:

Keira Knightley
Michael Fassbender
Viggo Mortensen
Sarah Gadon

Keira Knightley 4Michael Fassbender

Viggo MortensenSarah Gadon

Prêmios:

GLOBO DE OURO
2012
Indicação
Melhor Ator Coadjuvante - Viggo Mortensen

NATIONAL BOARD OF REVIEW
2011
Ganhou
Melhor Ator - Michael Fassbender

Curiosidades:

- O relacionamento entre Carl Jung e Sabina Spielrein já havia sido abordado no longa Jornada da Alma.

- O filme é Adaptação do livro "A Most Dangerous Method", de John Kerr.

- O roteirista Christopher Hampton também adaptou a história para os teatros.

Assista o trailer:

Um Método Perigoso