quarta-feira, 6 de junho de 2012

Filmografia Básica: Por Volta da Meia-Noite

209

Paris em 1959 ainda sofria com as cicatrizes deixadas pela ocupação nazista entre os anos de 1940 e 1944 durante a segunda grande guerra. Entretanto a ‘Cidade Luz’ mesmo naqueles duros anos nunca deixou de ser um reduto da arte e consequentemente de grandes artistas em segmentos diversos. o Jazz é um deles, e mesmo sendo uma música estadunidense sempre teve na capital francesa um grande palco para desfilar os grandes nomes deste gênero musical extremamente apreciado por toda a Europa e sobretudo pelos cidadãos desta nação.

E é em meio a este cenário pós-guerra (apenas quinze anos depois) que é contada a história de um genial e decadente músico americano radicado em Paris que com seu sax-tenor deslumbra a todos que o acompanham quando, do seu instrumento, ele extrai melodias fantásticas em solos memoráveis.

A história deste jazzista que sofre problemas com o alcoolismo e com a solidão é mostrada, sobretudo quando o mesmo se apresenta naqueles esfumaçados nights-clubes tão característicos da época e é nestas noites boêmias que nasce um bela amizade entre um jovem fã com o seu velho ídolo.

O longa é uma ode ao jazz, e talvez seja o mais significativo filme sobre o gênero já filmado em todos os tempos, seguido por “Bird” de Clint Eastwood.

Além da bela direção de Bertrand Tavernier, o elenco conta com músicos reais, fator que engrandece a obra, sobretudo nos números musicais em cenas de arrepiar.

Dexter Gordon, o genial saxofonista (entre os melhores de todos os tempos) faz o papel principal com grande atuação, inclusive sendo indicado para importantes prêmios. Ron Carter, Wayne Shorter, Freddie Hubbard e Herbie Hancock são outros grandes nomes do jazz que fazem parte do elenco e é exatamente Hancock que assina aquela que rendeu um merecidíssimo Oscar como melhor trilha sonora do ano para o filme.

Observação Final: Este filme, sem dúvida alguma, faz parte da antologia cinematográfica da minha vida. Está sempre presente no chamado “listão” com a relação daqueles que elejo como “um dos melhores filmes que já assisti”. Além da história contada de maneira sensível e delicada, a bela fotografia e sobretudo a trilha deslumbrante faz desta obra-prima um filme imperdível e é daqueles que quando mais se assiste, mas se quer rever.

ps: A sensibilidade do diretor Bertrand Tavernier pode ser percebida quando os expectadores começam a sentir a história ser contada por seus personagens através da música, através do Jazz.

Ficha Técnica:

Título Original : 'Round Midnight
Ano Lançamento : 1986
Estúdio : Warner Bros.
Gênero : Drama
Tempo : 131 Min

Direção  :  Bertrand Tavernier
Produção  :  Irwin Winkler
Roteiro  :  David Rayfiel e Bertrand Tavernier
Música  :  Herbie Hancock
Fotografia  :  Bruno de Keyze

Minha Nota: * * * * *

Sinopse:

Paris, 1959, um talentoso e veterano saxofonista com problemas de alcoolismo deve se apresentar no clube Blue Note, ao lado de outros músicos americanos. O músico de Jazz extrai uma eloquente melodia de seu sax tenor e do lado de fora, um jovem parisiense decide acompanhar aquelas belas notas. Em breve, eles erguerão uma amizade que acenderá a centelha de genialidade final na carreira do músico.

Elenco Principal:

Dexter Gordon
François Cluzet
Gabrielle Haker
Sandra Reaves-Phillips

Dexter GordonFrançois Cluzet

Lonette McKeeSandra Reaves-Phillips

Prêmios:

- Ganhou o Oscar de melhor trilha sonora com Herbie Hancock.

- Indicado ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Ator em Drama (Dexter Gordon) e Banda Sonora (Herbie Hancock).
 
- Indicado ao BAFTA nas categorias Melhor Ator (Dexter Gordon) e Banda Sonora.

Curiosidades:

- O diretor inspirou-se na vida do crítico de jazz Francis Paudras e no seu amigo, o grande pianista Bud Powell.

- Foi uma obra que surpreendeu principalmente por reunir um elenco formado por músicos no elenco. Isso proporcionou performances memoráveis gravadas com áudio "em direto", em um cenário especialmente criado para a excelência em captação de áudio.

- Com total liberdade de estrutura e um estranho controle sobre o elemento tempo no filme, a arte da mudança em uma cena e a criação de imagens fantásticas foi bem compreendida.

Trailer:

Trailer: ‘Por Volta da Meia-Noite’

Trecho:

Trecho do Filme ‘Por Volta da Meia-Noite’