segunda-feira, 25 de junho de 2012

Gastronomia: Queijo Parmesão

Queijo Parmesão

A saga dos queijos de degustação continua, e o quinto escolhido é sem dúvida uma estrela neste universo, talvez a que mais brilha na constelação dos melhores e mais apreciados queijos do planeta.

Está entre os meus três favoritos, brigando cabeça-a-cabeça com outro clássico, o fantástico Gorgonzola.

O Parmesão é um queijo originário das proximidades de Parma, na Itália. É um queijo de textura granulosa, é muito aromático, tem o sabor robusto e levemente picante. Sua massa tem a cor amarelo palha e é bastante quebradiça, ideal para ser degustado em lascas.

Normalmente este queijo tem um processo de maturação que dura de um a três anos, mas no Brasil às vezes eles são maturados em seis meses, podendo chegar a doze meses.

Na Itália, o parmesão é também conhecido por outros nomes, como Grana, Parmigiano-Reggiano ou Grana Padano.

Parmigiano_reggiano_piece

Ficha:

- Nome: Parmesão
- Categoria: Duros
- Origem: Itália
- Região: Parma
- Sabor: Robusto, levemente picante
- Aroma: Acentuado
- Textura: Granulosa/Quebradiça

Dica Gastronômica : Ideal para tábua de queijos, massas, risotos e saladas. Excelente quando ralado para ser salpicado sobre massas ou carnes.

Dica de Vinhos : Vinho tinto da uvas Cabernet Sauvignon e Syrah.

Dica Pessoal: É delicioso quando depois de ralado é salpicado sobre uma massa e colocado no forno para ser gratinado até ganhar a cor avermelhada. Seu sabor fica ainda mais intenso, valorizando assim o prato a ser servido.

Curiosidades:

- Por ser um produto de Denominação de Origem Protegida a marca Parmigiano-Reggiano legalmente só pode ser usada em queijos produzidos na região de Parma, Reggio Emilia, Módena, Bolonha e Mântua (ao sul do rio Pó).

- O parmesão é um tipo de queijo italiano, com denominação de origem controlada conhecida como Parmigiano-Reggiano. Devido a sua popularidade como complemento de molhos típicos, este tipo de queijo foi copiado e é produzido em regiões com presença de colônias italianas como o Brasil e os Estados Unidos, o que tem gerado disputas legais quanto ao uso da marca.