sexta-feira, 1 de junho de 2012

Personalidade: Bibi Ferreira

bibiforbesajb

Hoje, dia 1º de Junho é uma data muito especial para o teatro brasileiro, afinal de contas comemora-se neste dia o aniversário da sua grande dama.

Bibi Ferreira faz 90 anos de vida totalmente dedicados aos palcos e chega a esta idade em total atividade artística, cantando e atuando como sempre fez, com a mesma excelência, com a mesma genialidade.

Abigail Izquierdo Ferreira é filha de outro grande gênio do teatro, Procópio Ferreira e desde muito jovem sempre dedicou sua via às artes cênicas e musicais, inicialmente como cantora e posteriormente, induzida pelo pai, Bibi passou a atuar nos palcos e desde então faz parte do ‘cast’ das maiores atrizes de teatro do Brasil em todos os tempos.

Bibi divide com Fernanda Montenegro e Cacilda Becker a honraria de grande dama do teatro, entretanto a própria Fernanda diz que este posto pertence a Bibi que também fez cinema e televisão. Mas a grande paixão da atriz é mesmo os palcos e foi neles que esta grande atriz atuou em dezenas de peças sempre com enorme e positiva repercussão junto ao público e a critica.

A música é outra grande paixão de Bibi Ferreira, que gravou vários discos com repertórios variados como tangos, boleros, serestas, música francesas, italianas e ‘standards’ do jazz americano. Um grande momento musical de Bibi foi quando a mesma gravou um disco totalmente dedicado ao repertório da grande artista francesa Édith Piaf, trabalho que foi muito elogiado pela interpretação da também excelente cantora brasileira.

Enfim, por tudo que fez e faz pela cultura brasileira há pelo menos 70 anos, só resta dizer a você grande Bibi: “Parabéns pelo seu aniversário, e sobretudo, obrigado por existir”.

No vídeo abaixo, Bibi canta alguns dos grandes clássicos da MPB, são eles:

- "Apelo" (Baden Powell/Vinicius de Moraes)
- "Eu Sei Que Vou Te Amar" (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
- "Ouça" (Maysa)
- "Ninguém Me Ama" (Antônio Maria)
- "Demais" (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira)
- "Boa Noite Amor" (José Maria de Abreu/Francisco Mattoso)

Bibi cantando . . .

Um dos trabalhos mais relevantes deste gênio brasileiro é a peça 'Gota D'Água'  escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes e sua interpretação da canção homônima é de arrepiar. Esta peça se tornou um clássico do teatro brasileiro.

No vídeo abaixo, trechos onde a atriz encena a peça com o auxílio luxuoso de nada mais nada menos que Francisco Buarque de Hollanda.

Bibi atuando . . .