quarta-feira, 6 de junho de 2012

Gastronomia: Queijo Emmental

Emmental

Para ser o quarto selecionado da saga dos queijos de degustação o eleito é o delicioso e clássico ‘Emmental’, originário da Suíça, país tradicional na arte de produzir diversos outros queijos maravilhosos.

O ‘Queijo Emmental’ foi criado em 1293 na região de ‘Berne, Emmental’ na Suíça, e é muito apreciado na Europa, sobretudo pelos franceses. Justamente eles que também são excelentes produtores de queijos e extremamente ufanistas com suas ‘coisas’. Algumas vezes com razão, e o maior exemplo é no caso dos vinhos, onde o país de Pierre-Auguste Renoir e Édith Piaf produz maravilhas incontestáveis.

Este queijo é conhecido popularmente por nós brasileiros como ‘queijo suíço’, sobretudo por suas olhaduras tão características que acabam por simbolizar os queijos deste lindo país alpino.

Outro fator a ser levado em consideração é que por ter a cor, a textura e as olhaduras semelhantes, além de também ser suíço, o ‘Emmental’ é muito confundido com o famoso ‘Gruyère’, entretanto ele tem o sabor mais picante enquanto o ‘Gruyère’ é mais adocicado.

O ‘Gruyère’ oportunamente também será assunto desta seção do blog.

queijos_1

Ficha:

- Nome: Emmental
- Categoria: Semi-Duros
- Origem: Suíça
- Região: Berne, Emmental
- Sabor: Picante, mas, não muito forte, ligeiramente adocicado e frutado
- Aroma: Peculiar das Nozes
- Textura: Apresenta grandes e numerosas olhaduras, uniformes e brilhantes.

Dica Gastronômica : Ideal para tábua de queijos e acompanhamento de uvas.

Dica de Vinhos : Vinho tinto da uva Merlot ou Cabernet Sauvignon.

Dica Pessoal: Eu uso muito como elemento de apuração de sabor no fondue, ao diluir o mesmo na massa principal. O sabor fica mais picante, acentuado e simplesmente delicioso.